Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Olimpíadas Escolares prometem revelar atletas




Foto de divulgação 
Por Debora Margem
A oitava edição das Olimpíadas Escolares está entrando em sua segunda etapa. A competição para atletas entre 12 a 14 anos chegou ao fim em setembro e deu espaço para as disputas da categoria de 15 a 17 anos. Com recordes na natação e no atletismo, a etapa inicial, realizada em Poços de Caldas (MG), revelou jovens atletas. Em edições anteriores, a competição revelou grandes nomes do esporte olímpico. É o exemplo da judoca medalhista de ouro Sarah Menezes, que esse ano voltou como embaixadora do projeto. O nadador Leonardo de Deus, a velocista Ana Cláudia Lemos e a pivô do basquete Clarissa dos Santos, que lutaram por medalhas em Londres, são outras inspirações para os novos atletas que participam do projeto. São meninos e meninas que almejam uma carreira profissional no esporte e, como seus incentivadores, chegar até as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016.


As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil, organizado e realizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Ministério do Esporte e Rede Globo. No total 3.641 alunos-atletas competiram e foram observados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelas Confederações Brasileiras de cada modalidade. A competição é tida como referência internacional e reúne alunos de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Os atletas disputam nas modalidades: atletismo, badminton, taekwondo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Este ano a competição conta com duas novas modalidades: lutas (12 a 14 anos) e vôlei de praia (15 a 17 anos). Em 2011, na etapa nacional participaram 1.129 instituições de ensino sendo 710 públicas e 419 particulares.


Além das competições, as Olimpíadas Escolares incluem palestras, demonstrações, premiações e atividades culturais. Os jogos servem como observação para técnicos e auxiliares das categorias de base do Brasil. Só na primeira etapa desta edição já passaram pelas arquibancadas dos ginásios de Poços de Caldas os técnicos Morten Soubak (seleção feminina de handebol) e Maurício Thomas (seleções brasileiras femininas infantil e infanto-juvenil). Além do auxiliar-técnico das seleções masculinas, Vinícius Gamino Gomes, o Alegrete. Os representantes do vôlei e o diretor geral das Olimpíadas Escolares 2012, Edgar Hubner, anunciaram a formação da primeira seleção escolar do esporte nacional, formados por os 18 meninos e meninas que se destacaram na bateria de jogos. 

Para participar da Etapa Nacional é preciso que a escola passe pelas etapas classificatórias no município e no estado, realizadas pelas Secretarias de Esportes e/ou Educação Municipal e/ou Estadual. Nas seletivas estaduais, são mais de 2 milhões de atletas em cerca de 3.900 cidades participantes. Com a proximidade da segunda etapa nacional, estudantes de escolas públicas e privadas acirram a disputa pelo título de campeão estadual, o que garante vaga para a etapa nacional do projeto. No Rio de Janeiro, as finais do futsal, vôlei, basquete e handebol serão disputados no Ginásio do Maracanãzinho nos dias 24 e 25 de outubro, garantindo aos jovens estudantes a oportunidade de competir em uma das instalações esportivas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 

O projeto recebe também visitantes ligados a Comitês Olímpicos Nacionais. Na última edição, representantes de 13 nações estiveram no evento para conhecer o evento e levar o aprendizado aos seus países. Os bons resultados dos atletas que passaram pelas Olimpíadas Escolares em competições de alto rendimento mostram o sucesso do projeto. Nos Jogos Sul-americanos de Medellín em 2010, participaram 57 atletas dos 561 que estiveram nas Olimpíadas Escolares, conquistando 31 das 335 medalhas brasileiras. No mesmo ano, 35 dos 81 competidores brasileiros dos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura, já haviam disputado o evento escolar.